JIBÓIA MAIS RARA DO MUNDO É ENCONTRADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO!!

 Jibóia mais rara do mundo é encontrada no interior de São Paulo


Mesmo aparecendo de repente, a população já participava de um projeto chamado 'Jibóia do Ribeiro' há cerca de três anos, onde são instruídos a como reagir ao encontrar o animal.

A espécie 'Jibóia Ribeiro' (Corallus cropanii) é a espécie de Jibóia mais rara no mundo já encontrada viva em Sete Barras na região do Vale do Ribeiro, no interior de São Paulo.

Tendo sido avistada pela primeira vez a mais de 60 anos, em Miracatu. Pesquisadores e estudiosos vem desde então procurando por mais exemplares.

O animal foi encontrado graças a um projeto de conscientização realizado desde 2016 com o intuito de orientar moradores locais. Vinicius Teixeira, Wiliam Daniel Martins Bernardo Alves dos Santos e Virgílio Gomes, encontraram o espécime após receberem uma chamada dos guardas do Parque Estadual Intervales, que avistaram o animal.

A cobra fêmea com cerca de 1,35 metros de comprimento e pesando 1,2kg está saudável e mantida em um terrário para uma serie de estudos e pesquisas, para logo ser solta de volta na natureza.

A Jibóia é um boídeo, ou seja, faz parte da categoria de cobras grandes e sem veneno que prendem suas presas, enrolando-se nelas e sufocando-as até a morte. Apesar de serem grandes, não apresentam ameaças à humanos adultos, nao atacando costumeiramente, apenas não irritá-las e não ficar no seu caminho, deixando ela seguir seu curso.


Moradores que conseguiram localizar espécie rara de jiboia no Vale do Ribeira, SP — Foto: Divulgação/Fundação Florestal



Espécie será estudada por pesquisadores e depois devolvida à natureza em área protegida — Foto: Reprodução/Acervo Fundação Florestal

Nenhum comentário