Dourado (São Francisco)


Nome Científico: Salminus franciscanus
Família: Pimelodidae
Ordem: Characiformes
Distribuição: Bacia do São Francisco.
Alimentação: Piscívora, alimenta-se de pequenos peixes.
Reprodução: Realiza longas migrações reprodutivas.

O dourado é um dos peixes de escama mais esportivos que existem no Brasil. São duas espécies que ocorrem nos rios nacionais. O dourado da Bacia do Prata e o dourado da Bacia do São Francisco.

Uma das diferenças visuais do S. franciscanus para a espécie do Salminus brasiliensis é a cor. O primeiro é menos dourado. Ele também possui escamas maiores e em menor número na linha lateral, e na arcada dentária inferior tem dois dentes parecidos com caninos, diferentes do parente próximo da Bacia do Prata, que tem dentes regulares.

O dourado franciscano pode alcançar o peso de 25 quilos e pouco mais de um metro de comprimento. É peixe de hábito solitário, mas que pode ser encontrado encardumado quando juvenil. O dourado prefere águas rápidas dos rios e afluentes. É um predador compulsivo, valente e saltador, conhecido como “rei do rio”.

Na pesca esportiva, o equipamento utilizado é de ação média a pesada, linhas de 17 a 30 libras, anzóis de 3/0 a 8/0 (dependendo do tamanho dos exemplares). A isca natural é preferencialmente a tuvira ou sarapó. Os dourados também são atraídos com iscas artificiais, como plugs de meia-água e colheres.

Nenhum comentário