Proibir pesca do tucunaré é inconstitucional, diz deputado estadual de Roraima
Em reunião com pescadores no Cantá, o deputado estadual Jalser Renier afirmou que vai destinar recursos no Orçamento 2020 para a equipar a categoria
Para tranquilizar pescadores preocupados com o projeto de lei que quer proibir a pesca do tucunaré, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), reafirmou que não apoia o projeto da maneira que foi enviado pelo Governo do Estado, por entender que ela prejudica milhares de famílias que vivem da pesca. Ele também anunciou que vai destinar para o Orçamento 2020 recursos específicos para aquisição de motores e canoas para incentivo à pesca em todo o Estado.
Em reunião realizada com pescadores do município do Cantá, nesta sexta-feira, 15, Jalser Renier afirmou entender as dificuldades enfrentadas por eles, citando que os pescadores precisam fazer um verdadeiro “malabarismo” e ter outra fonte de renda para conseguir sobreviver, pois, por não ter como resfriar o pescado, precisam vender a um preço mais baixo para atravessadores, saindo no prejuízo. “Estou presidente da Assembleia Legislativa e não faria nada que fosse prejudicar a classe dos pescadores porque sei das dificuldades que vocês têm.”, disse.
A preocupação dos pescadores se refere ao projeto de lei enviado pelo Governo no início de setembro, proibindo desde a captura até a comercialização do tucunaré, passando pelo embarque, transporte, processamento e a industrialização do peixe, liberando apenas o consumo. A intenção seria garantir a preservação da espécie. Uma das exceções seria a pesca esportiva, na qual os peixes são devolvidos após a captura. A multa prevista no projeto a quem desrespeitar a norma seria de R$ 3,6 mil a R$ 365 mil.
Nenhum comentário