Cerca de 130 quilos de peixe tamuatá são apreendidos após pesca irregular no AP


Cerca de 130 quilos de peixe tamuatá foram apreendidos na segunda-feira (18), dentro de uma embarcação na área portuária de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. A espécie está protegida pelo período de defeso, época que há a reprodução do animal.

A apreensão foi feita pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM). Os peixes estavam depositados em duas cubas grandes de isopor, dentro de uma embarcação atracada porto. O dono não foi identificado.

O tenente Gabriel Souza, do Batalhão Ambiental, destaca a importância de respeitar o período de reprodução desses animais.

--- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---

"O período do defeso, de quatro meses, é um período que a natureza mesmo demanda para que ocorra a reprodução natural dos peixes. Não podemos pensar só na gente, precisamos pensar nas gerações futuras, a natureza pede esse tempo para se reproduzir", destacou o tenente.

O pescado apreendido passará por inspeção da Vigilância Sanitária e deve ser doado para entidades e associações cadastradas no Batalhão Ambiental. A carne de animais silvestres não pode ser doada e deve ser incinerada.

Mais apreensões

A captura de pescado e a caça de animais silvestres para a venda e consumo ilegal no Amapá, atingem números preocupantes nas primeiras semanas de 2019. Fiscalizações e operações do Batalhão Ambiental já apreenderam, desde janeiro, mais de três toneladas de espécies retiradas da natureza irregularmente. Flagrantes registrados entre 16 de janeiro a 9 de fevereiro somam pelo menos 2,5 toneladas.

--- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---

Nenhum comentário