Piraíba - A maior espécie de peixe de couro da América do Sul


Nome Científico:Brachyplatystoma filamentosum
Família: Pimelodidae
Ordem: Siluriformes
Distribuição: Bacias Amazônica e Tocantins-Araguaia.
Alimentação: Carnívoro. Tem hábito alimentar piscívoro, capturando outros peixes.
Reprodução: Realiza a piracema, é capaz de migrar 4 mil quilômetros para encontrar o local ideal para lançar os ovos.
Conservação: Vulnerável.

A piraíba é a maior espécie de peixe de couro da América do Sul. Um indivíduo adulto pode pesar 300 quilos e medir até 2,8 metros. Mas atualmente os exemplares capturados pesam em média dez quilos. Indivíduos pesando até 60 quilos são conhecidos como filhotes.

A piraíba tem coloração cinza-escuro e o ventre é de cor branca. A cabeça grande toma cerca de ¼ do comprimento do corpo. Os barbilhões maxilares são longos e alcançam cerca da metade do tamanho do corpo.

Conhecido como grande bagre migrador, durante várias épocas do ano é possível observar as piraíbas no canal dos rios, bem na superfície da água. A piraíba não é um peixe muito procurado pelos pescadores comerciais, pois muitos acreditam que a carne faz mal e transmite doenças.

Na pesca esportiva, o equipamento usado é do tipo ultrapesado, carretilhas e molinetes com capacidade para carregar mais de 100 metros de linha 0,90 milímetro e anzóis grandes e reforçados. As iscas de peixes devem ser grandes (de um a seis quilos), como matrinxã, cachorra ou piranha.



--- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---


Nenhum comentário